segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

O Livro das Princesas-Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza

"O Livro das Princesas" é um livro de contos baseados nos contos de fadas que somos acostumados à ouvir desde crianças: "A Bela e a Fera", "Cinderela", "A Bela Adormecida" e "Rapunzel". Porém, eles não estão como sempre ouvimos: as quatro autoras resolveram ousar, e então fizeram releituras muito criativas desses contos. 

O primeiro conto foi escrito pela tão famosa Meg Cabot, e até então eu não havia lido nada escrito por ela. Este conto é uma releitura de "A Bela e a Fera", e seu título é "A Modelo e o Monstro", e conta a história de uma modelo que vai à um cruzeiro onde, depois de um incidente bastante tenso, conhece um rapaz misterioso que salva sua vida.
O conto é bom, e eu sempre gostei do conto original, mas senti que faltou alguma coisa.

O segundo conto foi escrito pela tão conhecida Paula Pimenta, e, como com Meg Cabot, eu não havia lido nada dela. "Princesa Pop" é uma releitura de "Cinderela", e de longe o melhor e maior conto do livro. Ele conta a história de Cintia, que é uma DJ. Ela não fala com o próprio pai e odeia sua madrasta e meias-irmãs, só que certo dia ela se vê obrigada à ir no aniversário de 15 anos delas, e é aí que tudo começa à acontecer.
Na minha opinião, o livro valeu realmente a pena por causa desse conto, que é muito legal e divertido, além de muito fofo! ^^

O terceiro conto se chama "Eclipse do Unicórnio" e foi escrito pela Lauren Kate, autora da série Fallen. Se vocês já leram minhas resenhas dos dois livros que li dela, sabem que eu não gostei muito, então não esperei grandes coisas do conto escrito por ela, e minhas intuições não falharam!
Essa releitura de "A Bela Adormecida" que ela fez foi, na minha opinião, a pior do livro. No início até que foi bem, mas o resto do conto eu ficava tipo "MASOQ?". Eu nem sei o que dizer dele, pois só lendo para ver o que ele é.

O último conto é uma releitura de "Rapunzel", e foi escrito pela autora Patrícia Barboza, que até então eu não conhecia. O conto "Do Alto da Torre" é leve, e fala sobre uma menina que sonha em ser cantora, mas sua tia a prende demais, mas no meio de tudo isso algumas coisas acontecem. 

ANÁLISE GERAL: É um livro legal, com uma diagramação linda e contos leves. Alguns bons, outros ruins. Eu pessoalmente me surpreendi com as autoras brasileiras, que se mostraram melhores do que as gringas.
Levei em conta que são releituras de contos de fadas, então eu já esperava clichês, fantasia, cabelos longos, sapatinhos e etc. Acho bom o leitor não esquecer disso antes de sair falando que são contos muito clichês.

E se você é pai/mãe ou quer dar esse livro de presente e acabou caindo aqui, me sinto na obrigação de dizer que esse livro não é um livro para crianças pequenas. Para alguém ler este livro, já tem que ter uma certa maturidade de uns 11 ou 12 anos, no mínimo. Essa capa fofa e linda pode enganar.

------------

 
Título: O Livro das Princesas
Autoras: Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza
Editora: Galera Record
Páginas: 288
Avaliação: Bom (3/5)
"Da mesa da Princesa Mia Thermopolis: Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn… Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR. Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão! (Sim, você também vai amar, Tina Hakim Baba. Pode pegar meu exemplar emprestado quando eu terminar de ler. Não, melhor: compre o seu. Assim você vai poder ler de novo e de novo, como eu pretendo fazer.)
Sinceramente, Sua Alteza Real, Princesa Mia Thermopolis"
(Skoob)



2 comentários :

  1. Nunca tive vontade de ler esse livro, e nunca li nada de nenhuma autora dos contos haaha. Já li outras resenhas e a maioria tem a mesma opinião que a sua.. enfim..
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Rafaaaaa, olha eu aqui! KKK
    Então, eu tava pesquisando mesmo desse livro porque não sabia se valia a pena, e acho que vou deixar ele para depois, até porque eu ODEIO a Lauren Kate (sentiu a tensão? pois é...), gente aquela Luce de Fallen é a personagem mais sem sal que eu vi na vida... Não sei quem ganha, ela ou a Isabella de Crepúsculo. E tenho certeza que o da Paula foi ótimo, porque ela é ótima escritora, e também eu amo a Meg.
    Mas acho que esse livro vai ficar em segundo plano!
    Beijão Rafinha, ah eu tô com um novo blog agora, se vc puder dar uma olhada agradeço! ;)
    http://respiralivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Nós adoramos comentários e saber o que vocês acharam das postagens, mas tem algumas regras:
-O espaço dos comentários é para os leitores, então não venha divulgar o blog por aqui. Se quiser divulgar, mande-nos um e-mail. ;D
-Comente sobre o post em questão.
-Não critique de forma grosseira e nem ofenda as pessoas. Críticas são bem vindas, mas educação, por favor! (Caso isso aconteça o comentário será removido.)
Sendo assim, você pode comentar à vontade! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leitores!

Todos os textos são feitos por nós, não copie sem por os devidos créditos! Plágio é crime!. Tecnologia do Blogger.

Arquivo

Rafa está lendo

Siga-nos