segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Se Eu Ficar-Gayle Forman

Mia é uma adolescente calma, reservada e tranquila. Tem pais divertidos, um irmão caçula, uma melhor amiga para todas as horas e um namorado que a ama. Ela toca violoncelo, e essa é uma das suas maiores paixões. Ela tem um talento inquestionável, e até seus pais, que são roqueiros, reconhecem isso. O que pode haver de ruim nisso tudo?! Absolutamente nada.
Sabe aquele trecho da música do Charlie Brown JR que diz: "Cuidado com o destino, ele brinca com as pessoas"? Isso define totalmente o que acontece com Mia.

Numa certa manhã, Mia e sua família vão visitar uns amigos dos pais dela que tiveram um bebê. Eles saem de carro, e enquanto Mia está apreciando a música que todos estão ouvindo no carro, num piscar de olhos tudo acontece. Um caminhão bate no carro deles, e acaba levando a família de Mia à óbito e deixando nossa protagonista com ferimentos graves e em coma.

Porém, Mia vai acompanhando tudo como se fosse um fantasma. Ela pode ver seu próprio corpo como se fosse outra pessoa, acompanhar suas próprias cirurgias, etc. Ela é a mesma, faz tudo que uma pessoa pode e não pode fazer, só que agora ninguém a enxerga.

Agora caberá à ela decidir se vai ficar ou não. Se ela ficar, terá seu namorado Adam e sua amiga, mas não terá seus pais, será que vale a pena? Em 24h ela terá que decidir isso, enquanto o leitor vai recebendo flashes das passagens da vida de Mia e  tendo os mesmos dilemas dela: afinal, ela deve ficar ou não?

"As pessoas acreditam no que querem acreditar."

Página 64

Se Eu Ficar é um dos livros mais lidos do ano, principalmente por conta do seu filme que foi lançado há poucos meses. Eu, super maria-vai-com-as-outras, tinha que comprá-lo, então, quando tive a oportunidade, fui em uma feira do livro que teve por aqui e gastei meus preciosos R$29,90 em meu exemplar. (E é claro que na internet estava muito mais barato. Acho que todos já passamos por isso.)

Até então, eu estava me aguentando para não lê-lo, então minha mãe foi lê-lo e achou uma boa história, mas não me falava nada além disso. Não aguentando mais esperar, passei ele na frente de todos os livros que eu tinha que ler e me rendi à estória de Gayle Forman. Li o livro rápido, e em pouquíssimos dias eu já o havia devorado, pois sua linguagem é de fácil compreensão. E foi aí que eu acabei me desapontando um pouco.

Eu achei que, por toda a repercussão que estavam fazendo em torno do livro e do filme, ia ser um daqueles livros que eu ia terminar banhada em lágrimas e iria correndo classificá-lo como favorito no Skoob e no Orelha de Livro. Mas não foi bem assim. 

É uma história boa e muito interessante, daquelas que prende o leitor, sabe? Mas eu não sei, não foi um livro que me tocou muito. É um drama bonito, com personagens muito legais e uma história com grande qualidade, mas meu eu não ficou contente só com isso. 

Eu tinha toda uma expectativa para com esse livro, e ele me desapontou, talvez esse tenha sido meu erro. Se eu não tivesse esperado tanto dele, provavelmente teria aproveitado mais a história e talvez eu até teria dado uma nota maior que isso à ele.

Claaaaaaaro que depois de lê-lo eu fiquei me sentindo um E.T., afinal, eu não tinha gostado de um livro que quase todos haviam gostado, mas isso logo passou, afinal, quantos livros a gente ama e os outros não gostam? E vice-versa?

Concluindo... Se Eu Ficar é um livro bom, que merece ser lido, que tem uma diagramação lindona e uma história de tocar até o coração mais gelado de todos, porém, eu achei que faltou algo que eu mesma não sei explicar.

"Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vem até você."
Página 159

------------- 

Título: Se Eu Ficar
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Avaliação: Bom (3/5)
"Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas."
(Skoob)


2 comentários :

  1. Olá Rafa, tudo bem??
    Eu sei como é se sentir um E.T. kkkk Estou nessa fase. Passei por isso essas duas semanas. Tem um livro lançado lá fora chamado Th Law of Moses. Muita gente falando bem... meus autores favoritos comentando (puro marketing). Minha co-blogger também amou. Já eu... não consegui me envolver. Fiquei duas semanas para conseguir terminar a leitura. Assim... o livro tem até umas citações bacanas. A autora tem um bom texto... mas a história não me envolveu.
    Já o livro da sua Resenha, eu gostei. Acho que ele tem uma receitinha mto conhecida pelos autores. Assisti o filme e achei bacaninha tb.
    Beijos, Fernanda D.
    novoromance.com.br

    ResponderExcluir
  2. Saudações Lady Rafaela,
    Você não é um ET, creia-me (eu abomino GOT) e também não foi a primeira a dizer que faltou algo. Acredita que por mais que consiga ver o lado positivo do livro não tenho vontade de lê-lo? Tenho curiosidade sim, em saber qual será a decisão de Mia, mas ainda assim não sinto aquele puxão gostoso para o livro.



    Venha visitar o Castelo
    Att
    The Queen’s Castle, Ana P. Maia ♛
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Nós adoramos comentários e saber o que vocês acharam das postagens, mas tem algumas regras:
-O espaço dos comentários é para os leitores, então não venha divulgar o blog por aqui. Se quiser divulgar, mande-nos um e-mail. ;D
-Comente sobre o post em questão.
-Não critique de forma grosseira e nem ofenda as pessoas. Críticas são bem vindas, mas educação, por favor! (Caso isso aconteça o comentário será removido.)
Sendo assim, você pode comentar à vontade! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leitores!

Todos os textos são feitos por nós, não copie sem por os devidos créditos! Plágio é crime!. Tecnologia do Blogger.

Arquivo

Rafa está lendo

Siga-nos