terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Materiais escolares básicos para universidade e ensino médio | Entre Férias + Livros #1

Olá fã de livros, tudo bem?


Estamos inaugurando um novo projeto nos blogs Eu + Livros e Entre Páginas de Livros chamado Entre Férias + Livros que visa auxiliar os estudantes durante as férias com algumas dicas sobre escola, estudos e literatura, principalmente. As publicações referentes ao projeto serão publicados nas terças e quintas até o carnaval e escritos simultaneamente pelos blogueiros Caíque e Rafaela que irão expor diferentes visões sobre o tema mostrando diferenças e semelhanças entre o ambiente escolar de nível médio e superior.




O post de hoje, que inaugura o projeto, tem como objetivo de falar sobre os principais materiais necessários para estudos durante o semestre, ou seja, te ajudaremos a montar uma lista de material escolar prática e eficiente e ao mesmo tempo com um bom custo benefício.

Vale lembrar que existem diversas escolas e cursos diferentes, logo a lista de material pode ser diferente, mas apresentaremos aqui algo mais simples, básico e necessário para cerca de 90% dos casos, materiais que não te deixarão na mão.

Então vamos começar com a opinião da Rafaela, do Eu + Livros, que está cursando o ensino médio e dará dicas para os alunos que estão no 1° ao 3° ano, já perto da formatura.

Lista de materiais para ensino médio

Se você acabou de passar pelo Ensino Fundamental, provavelmente se sentirá um pouco receoso para o Ensino Médio, até porque você está cada vez mais próximo da faculdade, do vestibular/ENEM e, de alguma forma, vai ser diferente do Fundamental. Além disso, você terá mais matérias que antes, o que também poderá exigir mais materiais. Vamos conferir o que você pode utilizar:

(Esta lista pode variar de acordo com o seu colégio)
  • 2 cadernos de 10 matérias
Na minha opinião, não compensa você comprar um caderno gigante e colocar todas as matérias nele, até porque você vai manuseá-lo diariamente e, pelo seu tamanho, ele poderá estragar mais fácil. Com dois cadernos, você pode dividir exatas em um e humanas em outro, por exemplo. Assim você também não precisa ficar comprando caderno novo no meio do ano.
(De acordo com o lugar que você estuda, você também pode precisar de um caderno separado para redação, educação artística, português, etc.)
  • Uma agenda
Isso é apenas uma sugestão, mas ter uma agenda para se organizar muitas vezes é muito bom, e não apenas para as coisas do colégio. Se você não está habituado, também pode optar por anotar em post-its, no celular, em um mural, etc.
  • Lápis, canetas, apontador, borracha, cola, etc.


  • Régua, compasso, transferidor e esquadro


  • Post-its
São ótimos para colocar uma anotação extra ou uma coisa da matéria que você precisa perguntar mais tarde. Eles são pequenos e chamam bastante a atenção.
  • Uma mochila confortável
Além dos materiais, ainda temos os livros didáticos, o que resulta em uma mochila muito pesada. Não adianta você comprar uma mochila só porque você gostou e nas primeiras semanas ela já rasgar. Escolha a que você melhor se adapta e que você acha que vai aguentar o “repuxo”. Além disso, pesquise preços na internet e na sua cidade, assim você pode achar algo bom e que te agrade.

Lista de materiais para ensino superior

Quando você chega na faculdade certamente encontrará um ambiente totalmente novo e diferente, com professores que não importarão muito com os alunos e com aulas direcionadas a um curso de seu interesse, o que fará o ambiente ser mais interessante do que a escola. Contudo, é comum que o aluno tenha que se virar sozinho, procurando suas próprias fontes de estudo e tendo que correr atrás de explicações não compreendidas e também contra o tempo no meio de tanto conteúdo nas disciplinas em um curto período. Sendo assim, o material usado no curso as vezes é algo mais simples, objetivo e realmente necessário, quanto menos material desnecessário, melhor. Mas, não podemos esquecer de ressaltar que devido a variação dos cursos não é muito simples te informar apenas uma lista padrão de materiais já que dependendo da área você precisará ir mais além e adquirir materiais exclusivos do seu curso, por exemplo. 
  • Pasta Sanfonada
Com esse tipo de pasta você poderá organizar as suas folhas de provas, xerox, da matéria, de trabalhos (serão muitas!) em categorias distintas. Assim você não terá dor de cabeça em perder folhas ou em perder tempo com bagunça.
  • Folhas de rascunho





É importante ter algumas folhas de rascunho para poder rabiscar ao fazer contas, traçar projetos e organizar ideias. Se você não quiser ficar carregando muitas folhas apenas para isso basta separar algumas folhas finais do seu caderno para esse objetivo.
  • Caderno
O caderno é essencial na vida de qualquer estudante, contudo ao entrar na universidade esse bem não será tão essencial a ponto de você ter vários exemplares. Apenas um caderno é essencial para a maioria dos cursos.
  • Estojo, lápis, borracha, apontador, corretivo, canetas de diferentes cores (preta, azul, verde, vermelha), régua, cola, tesoura e material de desenhos geométricos (se precisar).





Esses materiais são importantes e também essenciais. As canetas de cores diferentes ajudam a você manter a organização ao escrever tópicos e matérias no caderno, já a régua é algo que você usará muito, dependendo do curso. Se sua área é exatas o material de desenhos geométricos será muito importante, mas nesse caso espere o que seu professor vai pedir. Os outros itens são triviais.
  • Grampeador + grampos + clipes
Não estou exagerando com esse item, muitas vezes o professor pode exigir um trabalho em que você destaca as folhas de seu caderno com a atividade e na hora de entregar percebe que não tem cola e nem outra alternativa para juntar as folhas. Nessas e em outras ocasiões um grampeador pequeno pode te salvar!
  • Post it / papeis para anotação / marca página
É errado escrever e rabiscar livros que são emprestados da biblioteca, então se você for estudar e precisar marcar um tópico importante o post it é uma boa e rápida solução. Mas isso se aplica também em cadernos e várias outras ocasiões.

Espero que essas dicas tenham te auxiliado de alguma forma, agora é importante você criar a sua lista com o que é importante em seu curso / série e começar a pesquisar em lojas para achar um bom preço. :)

No próximo post...
você irá conferir dicas de organização, tanto com seus materiais escolares, quanto com seus livros. Fique de olho nos blogs Eu + Livros e Entre Páginas de Livros e até a próxima postagem!

3 comentários :

  1. Engraçado mesmo é que eu compro váaaarias coisinhas no começo do ano, mas uma semana depois só estou à caneta e caderno uhauhuahuauau
    Ainda mais no ensino médio, a gente perde tudo! Tem que ficar pedindo emprestado toda hora :(
    Estou ansiosa pra universidade... Lá os materiais devem ser mais fáceis de perder ainda!
    Obrigada pelas dicas!
    Expresso de Nárnia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Entendo sua dor! ahauahu Sem contar quando os colegas roubam as coisas de nós! :( Já perdi uma caneta nanquim ótima! :/

      Continue nos acompanhando! ^^
      Abraços!

      Excluir
  2. Saudações nobres
    PASTA SANFONADA é vida! Nada mais lindo que a pasta sanfonada no final do semestre com xerox de mil matérias se misturando huahauhauahuaha (pelo menos, a minha no final de semestre é uma verdadeira bagunça...)
    Tenho colegas que não usaram cadernos até o 5º período, invejo-os. Anoto tudo e ainda assim afundo nas provas como uma âncora. E decididamente preciso de um grampeador!

    Adorei a postagem, serviu para lembrar de algumas coisas para comprar


    Venha visitar o Castelo
    Att
    The Queen’s Castle, Ana P. Maia ♛
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/
    Ps.: Digno parceiro, peço desculpas pela ausência!

    ResponderExcluir

Nós adoramos comentários e saber o que vocês acharam das postagens, mas tem algumas regras:
-O espaço dos comentários é para os leitores, então não venha divulgar o blog por aqui. Se quiser divulgar, mande-nos um e-mail. ;D
-Comente sobre o post em questão.
-Não critique de forma grosseira e nem ofenda as pessoas. Críticas são bem vindas, mas educação, por favor! (Caso isso aconteça o comentário será removido.)
Sendo assim, você pode comentar à vontade! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leitores!

Todos os textos são feitos por nós, não copie sem por os devidos créditos! Plágio é crime!. Tecnologia do Blogger.

Newsletter

Arquivo

Rafa está lendo

Siga-nos