segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O Menino do Pijama Listrado-John Boyne

Sabe aquela resenha que você fica dias tentando escrever mas não acha palavras para expressar tal perfeição? Então, foi esse o caso de "O Menino do Pijama Listrado". Se vocês lerem, provavelmente concordarão comigo.

Bruno tem 9 anos e não sabe nada sobre o Holocausto, é filho de um soldado ríspido e de uma mãe carinhosa. Até que seu pai é convocado para se mudar. O lugar é horrível, e o pior: Não têm nenhuma criança (a não ser sua irmã, mas ela é um Caso Perdido) para Bruno brincar.

Da janela do seu quarto, Bruno sempre via muitas pessoas de "pijamas listrados" naquela "fazenda" que era cercada por cercas de arame farpado.

Certo dia, Bruno decidiu explorar, que aliás, era seu hobby. Quanto mais andava, mais perto da cerca ele chegava.

Então ele conhece Shmuel e os dois ficam amigos. O tempo vai passando, e todos os dias Shmuel e Bruno se vêem, sem preconceito nenhum, aliás, Shmuel é judeu e Bruno, filho de um nazista.

Uma história linda que me emocionou!

Estragou um pouco pois eu já sabia o final, pois eu já tinha assistido o filme. Mas a leitura foi prazerosa e muito rápida, pois não são muitas páginas.

A história se desenrola rapidamente, e, quando vemos, já acabamos de ler.

Creio que, para pessoas que gostam de histórias desse tipo, vão adorar, como eu adorei!

-----------

Título: O Menino do Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
Nº de Páginas: 186
Avaliação: Ótimo

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.


2 comentários :

  1. Shmuel é judeu e Bruno, filho de um nazista, pronto falou tudo, já fiquei triste kkk, sou louco para ler esse livro, um dos que mais quero ler, mas é caro. Curto livros que trazem temas de 2° guerra mundial, muito doido e triste também, tipo de livro que eu gosto. A resenha ficou muito legal, gostei.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu chorei litrooos quando li e assisti O Menino do Pijama Listrado. Para mim, o mais emocionante foi a ingenuidade das crianças diante a realidade. É uma história mtuu triste, porém mtu boa :)

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Nós adoramos comentários e saber o que vocês acharam das postagens, mas tem algumas regras:
-O espaço dos comentários é para os leitores, então não venha divulgar o blog por aqui. Se quiser divulgar, mande-nos um e-mail. ;D
-Comente sobre o post em questão.
-Não critique de forma grosseira e nem ofenda as pessoas. Críticas são bem vindas, mas educação, por favor! (Caso isso aconteça o comentário será removido.)
Sendo assim, você pode comentar à vontade! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leitores!

Todos os textos são feitos por nós, não copie sem por os devidos créditos! Plágio é crime!. Tecnologia do Blogger.

Newsletter

Arquivo

Rafa está lendo

Siga-nos