segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Quem é você, Alasca?-John Green

Miles Halter, um colecionador admirável de últimas palavras, está decidido em sair do conforto de sua casa e dos braços de seus pais para estudar em Culver Creek em busca do "Grande Talvez".

Lá, Miles conhece seu companheiro de quarto Chip (ou Coronel) por quem é chamado, ironicamente, de Gordo (isto é na minha edição. Algumas edições o personagem se chama "Bujão").

Lá também ele conhece Alasca Young, uma garota diferente, inteligente, problemática, leitora compulsiva e extremamente instável, por quem, claro, Miles já se sente muito atraído.

Em Culver Creek, Miles terá muitas experiências novas com seu grupo de amigos. Porém, haverá um grande acontecimento que mudará o curso da vida de nosso personagem. Algo repentino, que deixará até mesmo o leitor perdido, sem acreditar. Então venha descobrir isso lendo "Quem é você, Alasca?", o livro de estréia do grande John Green (Tio João Verde :3).

"(...) Se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão."
Página 91

Finalmenteeee eu li o primeiro livro escrito pelo meu amadinho JOHN GREEN (*plateia gritando* uhuuu)!! Claro que eu esperava um trabalho ótimo feito por ele, já que eu amei muito A Culpa é das Estrelas. Felizmente, minhas expectativas foram correspondidas com sucesso!! \o/ (Também pudera, gastei o preço de dois livros só nesse. Minha carteira não curtiu isso!)

E um aviso: Se você espera que este livro siga a mesma linha de "A Culpa é das Estrelas" todo meigo, bonitinho e tudo o mais, largue ele agora mesmo! As personagens daqui são mais "vida loka" e o livro todo fala de forma nada implícita sobre sexo, drogas lícitas, etc. O que influenciou muitas pessoas que eu conheço NÃO quererem ler o livro. Para mim, isso não atrapalhou em nada, mas sabe como é, algumas pessoas simplesmente não se sentem bem em ler algo assim.

Você pode achar Alasca bem maluquinha no início, e ela é. Ela é segura e agitada, o tipo de personagem que faz a gente dizer: "Poxa, eu podia ser pelo menos um pouco assim."
Já Miles é mais parado, e agora que está entrando nesse mundo "rebelde". Mesmo assim, todos os personagens são maravilhosos, bem feitos.
Pessoalmente, gostaria de saber um pouco mais sobre Takumi, que embora apareça muito no livro, não se fala muito nele.

O livro é narrado por Miles, e é organizado em dias e dividido em duas partes. Ou seja, o livro é dividido em dias antes e dias depois do "grande acontecimento". Começa em forma decrescente até o data do acontecimento, e depois fica normal. O legal é que com o tempo eu fui deixando de reparar em quantos dias faltavam para o acontecimento, então quando faltavam quatro dias já tava me dando um treco! ahahaha

O livro é muito engraçado, então dá pra dar muitas gargalhadas com ele. É aquela narrativa do John Green que passa rapidinho e quando vê "PUF", você acabou o livro!

Enfim, o livro é ótimo, porém muito diferente do famoso "ACEDE". Nos mostra como uma pessoa pode mudar a vida de várias.

E afinal, Miles encontrará o "Grande Talvez"?

"- O medo não é uma boa desculpa (...) O medo é a desculpa que todo mundo sempre dá!"
Página 97

-------------

Título: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 230
Avaliação: Muito bom (4/5)
Skoob | Orelha de Livro
Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".


(Skoob)



3 comentários :

  1. Eu li e preciso fazer a resenha dele logo também! rs
    Eu não sei se você já leu Cidades de Papel, mas achei bem parecido, Gordo e o Quentin ( Cidades de Papel) são praticamente iguais em questão de personalidades... eu achei que o João Verde criou uma formula para todos os livros dele menos A Culpa é das estrelas.
    Mas enfim... a escrita dele é sempre boa ;)

    Beijos
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li esse livro. Mas já conheço o autor por conta dos outros livros. Mas "Quem é vc Alasca?" é o livro que estou o ano todo pra ler e nunca consigo colocar na prioridade. rsrsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito mais da crítica dele do que de "A culpa é das estrelas". Acho que não me adapto muito bem à livros com drama e finais não tão felizes assim...
    Estou com ele aqui para ler, mas quem disse que está sobrando tempo?

    The Queen’s Castle, Ana P. Maia ♛
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Nós adoramos comentários e saber o que vocês acharam das postagens, mas tem algumas regras:
-O espaço dos comentários é para os leitores, então não venha divulgar o blog por aqui. Se quiser divulgar, mande-nos um e-mail. ;D
-Comente sobre o post em questão.
-Não critique de forma grosseira e nem ofenda as pessoas. Críticas são bem vindas, mas educação, por favor! (Caso isso aconteça o comentário será removido.)
Sendo assim, você pode comentar à vontade! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leitores!

Todos os textos são feitos por nós, não copie sem por os devidos créditos! Plágio é crime!. Tecnologia do Blogger.

Arquivo

Rafa está lendo

Siga-nos