terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Ferramentas de Organização|Entre Férias + Livros #2

Olá leitores, tudo bem?

Hoje estamos com mais uma postagem do projeto Entre Férias + Livros, que une os blogs Eu + Livros e Entre Páginas de Livros que visa auxiliar os estudantes durante as férias com algumas dicas sobre escola, estudos e literatura, principalmente.



No post passado falamos sobre os materiais que devemos comprar para o Ensino Médio e Superior, e hoje vamos falar das ferramentas de organização de cada um de nós.

Rafa-Ensino Médio
No post passado, eu falei que ter uma agenda era algo bom para sua lista de materiais do Ensino Médio. Organização é algo que não é fácil de ter, e cada pessoa tem sua forma de se organizar. Quando eu era mais nova, vivia fazendo “tabelas” e horários para me organizar melhor, ou inventando formas nada eficientes. Ano passado usei de verdade uma agenda, e passei a ver como ela pode ser uma “mão na roda” na vida de pessoas desorganizadas e esquecidas como eu. No post de hoje, vou mostrar como faço essa organização.
Por muitas vezes, eu preferia comprar agendas bonitinhas, cheias de detalhes e adesivos, porém, elas eram geralmente muito pequenas, e às vezes não tinha espaço para eu anotar tudo que eu precisava. Para este ano, comprei esta da imagem acima, que, mesmo sendo super bonitinha, tem 20cm de comprimento e não tem folhas decoradas.
O que eu gostei bastante nela é que eles não “dividiram” a páginas, colocando dois dias em cada. Ao ter um dia por página, dá pra anotar muuuuita coisa. Nessa agenda, além de coisas pro colégio, eu anoto também coisas pessoais e do blog. Também gosto de colocar lembretes, cupom do correio, endereços e tudo o mais presos por um clip, assim nada é perdido.

Depois disso, depende de você como você prefere se organizar. Se você não consegui se adaptar à agenda, pode procurar outros meios de organização, o que importa é você não esquecer de nada. (:


Assim como a Rafa disse, ter uma agenda é uma ótima forma de se organizar e lembrar dos deveres, ainda mais no ambiente universitário que certamente você terá várias tarefas, provas, trabalhos e diversas coisas que não poderá esquecer, sendo assim você precisará de algo para te alertar sobre os compromissos e ser organizado nesse quesito. Na faculdade cada ponto é um bem precioso e você não poderá perde-lo por ter esquecido de fazer trabalhos e atividades, e antes que você pense em copiar de alguém já alerto: isso é muito manjado e verificado pelos professores.

Contudo, diferentemente da Rafa, eu, particularmente, não curto agendas, acho que é algo a mais para carregar na mochila e não tenho muita paciência para ficar escrevendo e verificando as tarefas e como gosto muito de tecnologia (estudo isso) prefiro torca-lá por algo mais computadorizado, simples e prático para mim.

Dessa maneira, tentarei te dar algumas dicas baseadas em meu uso particular.

Como utilizar o calendário?
Algumas observações antes:
1) Uso o Outlook (para você entender melhor: e-mail com @live. @outlook, @hotmail, @msn)
2) Uso Windows Phone 8.1 e Windows 8.1 no computador (mas você pode usar Android, iOS, OSX e sincronizar sua agenda nos aplicativos de calendário facilmente)

1) Acesse www.outlook.com, entre com seu e-mail e senha. Quando fizer login você encontrará sua caixa de mensagens, clique no quadrado com os pontinhos para abrir o menu de opções, então clique em calendário. (Nessa etapa você pode também acessar diretamente o link do calendário, mas não quis falar dessa parte poque é mais simples memorizar outlook.com)

2) Agora, você pode adicionar as tarefas em seu calendário clicando em novo e escolhendo as tarefas que você quer. Você pode criar vários calendários (um de aniversário, outro para faculdade, outro para eventos, etc.., cada um terá uma cor, ícone diferente), você também pode importar um calendário já existente e sincronizar com seu Facebook, por exemplo, para exibir o aniversário de seus amigos.

3) Por fim, você cria a tarefa necessária com suas próprias configurações, escolhendo a data, horário, duração e o local da tarefa. Você também pode adicionar o tipo de calendário, a frequência (se ocorre todo ano, mês), um ícone e o mais importante: os lembretes e a frequência deles, como: quero um lembrete 1 hora antes do evento, ou 1 semana antes...

4) Você será alertado em seu smartphone com uma notificação avisando sobre o evento (qualquer que seja o sistema operacional, desde que você sincronize seu calendário, como eu expliquei). Se você tiver um Windows Phone você ainda verá na sua tela de bloqueio o evento no dia. Exemplo: hoje é aniversário da escritora Lu Piras, então em meu celular apareceu:

Contudo, não é apenas com o calendário que organizo minhas tarefas, uso muito o One Drive, que é um serviço de armazenamento de arquivos online da Microsoft. Ele me ajuda em muitos momentos, por exemplo: um professor passa uma lista de atividades e coloca no moodle (basicamente um sistema usado em muitas faculdades), eu não tenho paciência de ficar indo lá toda hora e nem quero encher a memória de meu celular / tablet com pdf e atividades, para isso armazeno tudo no OneDrive em pastas específicas, para me auxiliar.

Uma vez armazenado no OneDrive você pode acessar seus conta e ver seus arquivos em todos os lugares, em seu celular, computador, tablet, pode editar online, mandar imprimir, entre diversas outras facilidades e ferramentas.

Como utilizar a nuvem?

Algumas observações antes:
1) Uso o Outlook (para você entender melhor: e-mail com @live. @outlook, @hotmail, @msn)
2) Uso Windows Phone 8.1 e Windows 8.1 no computador (mas você pode usar Android, iOS, OSX e sincronizar sua agenda nos aplicativos de calendário facilmente)

Para computadores:

1) Acesse www.onedrive.com, você encontrará um site parecido com a imagem abaixo, lembrando que o OneDrive possui aplicativo oficial para Android e iOS (funcionam tão bem quanto o nativo do Windows Phone, ou ainda melhor).


2)  Pronto, agora é simples, basta adicionar os seus arquivos como trabalhos, imagens, documentos, entre outros, Quando você precisar imprimir algo basta acessar os computadores de sua copiadora e baixar seu trabalho e mandar imprimir, quando você precisar editar de última hora, sem problema, o OneDrive possui Word, Exel online com os recursos necessários. Você só ganha utilizando esse serviço, esqueça o pendrive, cabo usb para celular, sério, não se usa mais isso..

Para smartphones (Android, iOS, Windows Phone)

1) (exceto Windows Phone) Vá até o Google Play (se você tiver Android) ou Apple Store (se você tiver iOS), clique na caixa de busca e digite One Drive. Você achará o aplicativo, então clique em download.

2) Abra o aplicativo e desfrute de suas funcionalidades, ele é bem intuitivo e fácil de usar, para adicionar arquivos basta clicar em +, para visualiza-lo basta clicar no arquivo, existe também a possibilidade de organizar por pastas, entre outras opções.

exemplo com Windows Phone




Espero que essas dicas tenham te auxiliado de alguma forma, lembrando que agora é com você! Analise as ferramentas, nossas dicas e esboce o que é melhor para você, depois ponha em prática :D

No próximo post...
Você irá conferir dicas de organização para conseguir estudar e concentrar. Fique de olho no Eu + Livros e Entre Páginas de Livros e até a próxima postagem do projeto que ocorrerá na próxima terça!

Um comentário :

  1. Olá,
    MENTIRA QUE VOCÊ TAMBÉM TEM WINDOWS PHONE, MUITO AMOR POR ESSE CELULAR INCRÍVEL. Mas enfim, adorei as dicas, estou precisando me organizar muito, mas é pra voltar pras aulas. Rsrs!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir

Nós adoramos comentários e saber o que vocês acharam das postagens, mas tem algumas regras:
-O espaço dos comentários é para os leitores, então não venha divulgar o blog por aqui. Se quiser divulgar, mande-nos um e-mail. ;D
-Comente sobre o post em questão.
-Não critique de forma grosseira e nem ofenda as pessoas. Críticas são bem vindas, mas educação, por favor! (Caso isso aconteça o comentário será removido.)
Sendo assim, você pode comentar à vontade! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leitores!

Todos os textos são feitos por nós, não copie sem por os devidos créditos! Plágio é crime!. Tecnologia do Blogger.

Arquivo

Rafa está lendo

Siga-nos