quarta-feira, 26 de março de 2014

Pausa Pro Café-A importância da leitura na infância


Oi pessoal!

Esses dias eu estava pensando na influência que a literatura tem na vida de uma criança. Mesmo não pertencer a uma família de "leitores", desde muito pequena eu viajava ouvindo as histórias que minha mãe contava para mim. De tão empolgada que eu ficava com as fábulas e outras histórias, aprendi a ler muitíssimo cedo, e, junto com esse meu amor aos livros, veio o primeiro amor à uma saga: Harry Potter, que aliás, sou fã até hoje!

Graças a isso, com apenas 6 anos eu ganhei o livro "Harry Potter e o Cálice de Fogo" da minha tia. Claro que pra mim foi um baque, pois eu estava acostumada à livros pequenos e repletos de ilustrações, e então, do nada, estava eu ali, com um livro de mais de 550 páginas e sem figura nenhuma.
Mas, por um lado, eu estava muito orgulhosa de mim mesma por ter um livro "de gente grande" comigo! hahaha

No natal desse ano, resolvi dar boa parte dos meus livros infantis ao meu primo, que é quase um irmão para mim. Ele ficou muiiiitooooooooo feliz! Tanto que até quis tirar milhares de fotos com os livros. hahaha


Mas eu não estou aqui pra falar só de mim mesma ou de minha família, eu estou aqui para falar sobre o quão importante é incentivar uma criança à entrar no mundo da leitura!
Seja seu irmão, primo, amigo (e por que não?), vizinho, etc. etc. O importante é você incentivar e mostrar que os livros não são só aquele monte de palavras chatas que eles são obrigados a ler no colégio e deixarem num canto qualquer do quarto.

Além disso, os livros nos ensinam trocentas coisas boas, e quanto mais cedo a criança é ensinada a ter valores, melhor será como adulta.

Minha professora nos apresentou um livro muito interessante, dedicado ao público infantil, que trata da homossexualidade. 

O título do livro é "Meus Dois Pais" e foi escrito por Walcyr Carrasco (sim, aquele da novela "Amor à Vida").

O livro conta a história de Naldo, um menino que mora com a mãe pois seus pais se divorciaram. Porém, o pai de Naldo mora com um outro homem chamado Celso, que é muito bom para Naldo. Graças a uma promoção que sua mãe recebeu, Naldo foi morar com os dois. E é aí que o problema começa: os colegas de Naldo já não podem ir à casa dele, e Naldo não entende isso. Pois é, o pai de Naldo era gay.

É um livro infantil, mas nos mostra uma realidade muito semelhante à nossa. Além disso, a mensagem que o livro nos passa é importante: devemos aceitar o outro como ele é.

Claro que existem muitos (muitos mesmo) outros livros infantis que merecem ser lidos. E mesmo que você, pai ou mãe, não tenha o costume de ler, leia para o seu filho. Milhares de coisas ele pode aprender lendo! (:

Espero que tenham gostado! :*



3 comentários :

  1. Eu tenho um afilhado. Acho que de tanto ele me ver ler, ele já ama leitura. Ele só tem 4 anos e não sabe ler ainda. Mas tem uma memória boa. Todos os livros que li para ele, ele sabe me contar as histórias. As vezes, ele pega qualquer livro meu e começa a inventar histórias fingindo que está lendo. A imaginação vai longe. rsrs Isso é mto bom.
    abs, Fernanda D.
    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bela iniciativa, Rafaela! No ano passado consegui fazer com que minha irmã criasse gosto pela leitura (ela tinha 13 anos já rsrs), mas foi uma das coisas mais significantes que já fiz :D Sempre que posso tento incentivar as pessoas, quero que elas descubram os novos mundos que existem nos livros rsrs.
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie Rafa, pois então, meu primeiro livro foi "O rancho de Pedro", é extremamente infantil, rimado, e muito colorido, e eu o lia com muitas pausas entre uma sílaba e outra, até que deu um "estralo", e a leitura fluiu... nos tempos de escola eu era viciada em José de Alencar e Machado de Assis, "descobri" Paulo Coelho quando estava no ensino médio, e na faculdade descobri "Anatomia dos Animais Domésticos", rsrsrsrsrs (hoje eu prefiro "Animais Fantásticos e onde Habitam") , quase no fim da faculdade comecei a comprar livros, o primeiro se não me engano foi Código Da Vinci... e não parei mais!!!
    Beijo!!!

    ResponderExcluir

Nós adoramos comentários e saber o que vocês acharam das postagens, mas tem algumas regras:
-O espaço dos comentários é para os leitores, então não venha divulgar o blog por aqui. Se quiser divulgar, mande-nos um e-mail. ;D
-Comente sobre o post em questão.
-Não critique de forma grosseira e nem ofenda as pessoas. Críticas são bem vindas, mas educação, por favor! (Caso isso aconteça o comentário será removido.)
Sendo assim, você pode comentar à vontade! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leitores!

Todos os textos são feitos por nós, não copie sem por os devidos créditos! Plágio é crime!. Tecnologia do Blogger.

Arquivo

Rafa está lendo

Siga-nos