sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Pausa pro Café: Ler faz Mal?


Olá leitores!
Então, para fazer essa edição do "Pausa pro Café", eu me inspirei no vídeo do Bruno Miranda, do blog Minha Estante.
O Bruno coloca em questão várias coisas que muitos de nós ouvimos:
"Ah filho, para de ler! Tudo que é muito faz mal!"
"Você não sai! Larga esse livro e vem se divertir conosco..."
Entre muitas outras frases que, eu pelo menos, ouço muito!
Confiram o vídeo que é muito engraçado e, ao mesmo tempo, bem explicado!


Muito bom né? Então, convidei o próprio Bruno para opinar aqui, mesmo ele já tendo dado sua opinião no vídeo, e também convidei o Caíque do EPL para opinar também! :)



"A leitura pode fazer diretamente mal quando a pessoa compra MUITO e o negócio aperta na hora de  pagar. E pensando um pouco, cheguei a conclusão que é possível que as coisas se descontrolem socialmente também. Sei lá, deixar de sair, de interagir... Quem lê bastante isso acontece, não tem jeito, mas penso que seja realmente alarmante quando é em proporções maiores, sabe? A leitura traz mais benefícios do que o contrário, então enfiarei livros pela boca dos meus filhos, mas se eu ver isso começar a prejudicá-los de alguma forma... faço igual minha mãe. haha"


Ler é muito bom, nos ajuda na escrita, na concentração e, além disso, conhecemos novas ''pessoas'', hábitos, cultura e lugares sem precisar sair de casa. Porém ler demais pode trazer algumas consequências desagradáveis... Conheço pessoas que não saem de casa porque estão lendo, ou seja, deixam de sair com os amigos, com a família e interagir com outras pessoas. Sem mencionar aquelas que passam o dia todo lendo deixando de lado suas obrigações, tarefas  e deveres achando ruim o fato de ter que largar o livro até para comer. Sério, existe gente assim como também tem aqueles que saem comprando muitos livros, começam a ler um, partem para o outro e deixam acumular aquele tanto de histórias na mente fazendo uma confusão. Mais sério que isso são os problemas mais graves que uma a prática exagerada da leitura podem causar, como problemas de visão e, dependendo da posição ao ler, pode causar sérios danos na sua coluna.
Temos que ler sim, mas determinando um período certo para isso de modo que possamos fazer nossos deveres e obrigações e pegar um livro para distrair nas horas vagas, sem deixar de sair com os amigos e interagir com o mundo real. Tudo exagerado faz mal!

Minha opinião

Na minha opinião, ler literalmente não faz MAL. Nós que lemos, temos sim o risco de ficarmos meio "afastados" das pessoas, mas quando isso é em excesso, pode não fazer bem mesmo, mas claro, no sentido social. Também pode fazer mal se, por exemplo, você ficar o DIA TODO lendo e deixar de comer, dormir e até de ir ao banheiro (rs) porque não quer largar o livro. 
Mas creio que nenhuma pessoa iria chegar à este ponto.... Pelo menos é o que eu espero! hahaha
Quando eu tiver filhos, é ÓBVIO que vou incentivá-los ao máximo, m as farei como minha mãe (ou a mãe do Bruno) se isso se tornar prejudicial à eles. :)

E pra você, ler pode fazer mal? Seus pais também falam coisas do tipo? Deixem a opinião de vocês, pois seria muito legal saber o que vocês pensam! ^^

Beijos...
;*



2 comentários :

  1. Gostei do post, ficou bem legal. curti a ideia e obrigado pelo convite!

    Abraços

    ResponderExcluir

Nós adoramos comentários e saber o que vocês acharam das postagens, mas tem algumas regras:
-O espaço dos comentários é para os leitores, então não venha divulgar o blog por aqui. Se quiser divulgar, mande-nos um e-mail. ;D
-Comente sobre o post em questão.
-Não critique de forma grosseira e nem ofenda as pessoas. Críticas são bem vindas, mas educação, por favor! (Caso isso aconteça o comentário será removido.)
Sendo assim, você pode comentar à vontade! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leitores!

Todos os textos são feitos por nós, não copie sem por os devidos créditos! Plágio é crime!. Tecnologia do Blogger.

Newsletter

Arquivo

Rafa está lendo

Siga-nos