segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Meninos sem Pátria - Luiz Puntel

     Olá pessoal, eu sou Eduardo Muzzolon, estou aqui na minha primeira resenha, não que eu não tenha lido, é por outro motivo, claro, mas, enfim, vamos ao livro.
     Eu gostei dele, que conta sobre a repressão militar por volta do ano 1964, a propósito, eu peguei emprestado com a professora de português, como a Rafa também pegou, no momento, não me lembro se ela falou disso, mas, continuando, o livro narra a história de uma família, o pai das crianças, uma jornalista que publica a tortura de um padre por questões políticas, começam a serem caçados.
     Com isso, a família tem que fugir para a Bolívia e depois para o Chile, e lá nasce Pablo.
     Com alguns anos, o presidente do Chile é morto, e a repressão toma conta do país.Sabendo disso, a família, com dificuldade, foge para a embaixada francesa.Em mais tempo (e bota tempo nisso), conseguem ir para a frança.
     Marcão, o filho mais velho, vai estudar no colégio Licê Mariê Curiê, que ele chama de Liceu.Lá conhece muita gente, principalmente, Piérre, Sarinha e Claire (Sarinha é brasileira também).Marcão e Claire se apaixonam. : )
     Daí, nasce Nicole, e ao mesmo tempo, descobrem que estão sendo perseguidos, mas que os perseguia, era um soldado, na verdade ex-soldado brasileiro que foi pego por policiais franceses.
     Aí, o pai de Marcão resolve jogar a empresa e a opinião pública em cima desses "Nazistas brasileiros".
     Um dia, Marcão estava fazendo um trabalho sobre o Brasil, e seu pai deu a ideia de ele fazer uma apresentação sobre o Brasil.
     Marcão contou ao seu professor sobre a apresentação, ele gostou tanto da ideia, que preferiu que Marcão e os outros brasileiros prepara-cem uma aula sobre o Brasil.
     A aula foi um sucesso, mas logo depois, coisa de horas a uns dois dias, receberam a notícia de que o presidente do Brasil ia assinar a Anistia, um documento que permitia os exilados voltarem ao Brasil.
     Os amigos de Marcão e dos outros brasileiros junto com o diretor, prepararam uma despedida, para não esquecer mais.
     Marcão e sua família, tiveram de voltar ao Brasil, Marcão olhou pela janela, e viu na sacada do aero-porto, Piérre segurando um cartaz escrito "Adieu Brésilien!", e Claire, chorando, abanando um lenço.
     O livro mostra, como não se pode confiar em todo mundo. Se eles não tivessem fugido teriam morrido.

     "Lembro-me do meu tempo de exílio, quando a saudade era do Brasil um todo.O Brasil me faltava [...]. Era preciso reaprender o Brasil."

(Paulo Freire)

17 comentários :

  1. Gostei da resenha do livro. Em geral gosto da coleção Vaga-lume =]

    ResponderExcluir
  2. É muito interessante o livro, esse resumo me ajudou a lembrar fatos importantes dele para minha prova amanhã! Muito Bom!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada me ajudou bastante :) acho que ja to pronto pro meu trabalho que vou fazer hoje rsrs.

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem, o primeiro site que falou o resumo do livro, Obrigada :)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Li esse livro quando estava na 7ª série (há 7 anos atrá). Lembro que fiquei meio receosa, uma vez que, minha irmã havia lido, também na 7ª série, e não gostou. Achei o começo meio chato, mas o enredo foi ganhando força e ficou impossível largar o livro. Me surpreendi! Amei o livro. E fui muito bem na prova. rsrsrsrs

    Bjos
    Juliene Farnez
    http://entrereaiseutopias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o resumo do livro... Estou fazendo um trabalho sobre o livro e estava precisando urgente do resumo, e achei... Obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  8. "prepara-cem"? O que quis dizer com isso???

    ResponderExcluir
  9. alguém tem um link de download do livro?

    ResponderExcluir
  10. VAI ME AJUDAR MUITO NA PROVA!!!!

    ResponderExcluir
  11. gostei ajudou mt cm meu trabalho q eu precisava do resumo isso ajudou mt !!

    ResponderExcluir
  12. Mano, muito obrigada por esse resumo! Eu tenho uma prova de leitura complementar para amanhã e não ia conseguir terminar devido a hora...Valeu mesmo :D

    ResponderExcluir
  13. eu queria saber quais eram os personagens da historia ?

    ResponderExcluir

Nós adoramos comentários e saber o que vocês acharam das postagens, mas tem algumas regras:
-O espaço dos comentários é para os leitores, então não venha divulgar o blog por aqui. Se quiser divulgar, mande-nos um e-mail. ;D
-Comente sobre o post em questão.
-Não critique de forma grosseira e nem ofenda as pessoas. Críticas são bem vindas, mas educação, por favor! (Caso isso aconteça o comentário será removido.)
Sendo assim, você pode comentar à vontade! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leitores!

Todos os textos são feitos por nós, não copie sem por os devidos créditos! Plágio é crime!. Tecnologia do Blogger.

Newsletter

Rafa está lendo

Siga-nos