segunda-feira, 5 de outubro de 2015

A Teoria de Tudo-Jane Hawking

Quem nunca ouviu falar de Stephen Hawking? Este físico é mundialmente conhecido e, infelizmente, é vítima da Esclerose Lateral Amiotrófica desde os 21 anos, que desde o seu diagnóstico, lhe deram apenas 2 anos de vida, e, hoje em dia, está com 73 anos.

Mais ou menos na época em que sua doença estava sendo descoberta, ele conheceu Jane, uma estudante de Literatura Espanhola e a narradora (e autora) deste livro.

Então, basicamente, este livro é uma biografia sobre o relacionamento, dificuldades e vitórias que Stephen e Jane passaram nos 25 anos em que estiveram casados, tudo narrado por Jane. Inclusive, o filme baseado neste livro, foi indicado este ano para o Oscar como melhor filme, mas, infelizmente, não ganhou.

"Quando se luta contra o destino, apenas os grandes temas - a vida, a sobrevivência e a morte - são de real importância."
Página 58

Quando eu tinha em torno dos meus 12 anos, lembro de ter visto algo sobre Stephen Hawking em uma página de física no Facebook, época em que achava que física era só o que passava em The Big Bang Theory. Ahuahau
Lembro de ter entrado na página dele do Wikipedia e ter achado a história dele incrível, e desde então ele virou uma das muitas pessoas que eu admiro.

Quando fiquei sabendo sobre o filme "A Teoria de Tudo", fiquei eufórica, sentimento que dobrou quando descobri que era baseado em um livro. Então, de aniversário, ganhei do Edu, um lindo exemplar do livro, que só 6 meses depois consegui ler. 

A narrativa do livro é bastante arrastada e com excesso de detalhes, muitas vezes desnecessários. Isso fez eu demorar muito para eu concluir o livro, que não é muito pequeno. 

No início, eu amava Jane e no final eu queria tocar fogo nela. Muitas vezes ela era irritante e já dava para ver que estava cansada do marido, implicando com coisas que sempre foram "problemas" na relação.

Enfim, vale a pena por conhecermos melhor a história dos dois, mas confesso que esperava muito mais do livro. :/

"Eu o amava por sua coragem, sua inteligência, seu senso de ridículo e absurdo, e aquele seu terrível carisma que lhe permitia - e ainda permite - enrolar a maioria das pessoas, inclusive a mim, em volta de seu dedo mindinho."
Página 219

-----------

Título: A Teoria de Tudo
Autora: Jane Hawking
Editora: Única
Nº de Páginas: 448
Avaliação: Bom (3/5)

"A história de Stephen Hawking é contada pela luz da genialidade e do amor que não vê obstáculos. Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen.
Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único.
Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida. O livro que inspirou o emocionante filme A Teoria de Tudo."



0 leitores comentaram:

Postar um comentário

Nós adoramos comentários e saber o que vocês acharam das postagens, mas tem algumas regras:
-O espaço dos comentários é para os leitores, então não venha divulgar o blog por aqui. Se quiser divulgar, mande-nos um e-mail. ;D
-Comente sobre o post em questão.
-Não critique de forma grosseira e nem ofenda as pessoas. Críticas são bem vindas, mas educação, por favor! (Caso isso aconteça o comentário será removido.)
Sendo assim, você pode comentar à vontade! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leitores!

Todos os textos são feitos por nós, não copie sem por os devidos créditos! Plágio é crime!. Tecnologia do Blogger.

Newsletter

Rafa está lendo

Siga-nos