terça-feira, 3 de julho de 2012

Os Coxos Dançam Sozinhos-José Prata

Título: Os Coxos Dançam Sozinhos
Autor: José Prata
Editora: Nova Fronteira
Nº de Páginas: 206

Sinopse: Os coxos dançam sozinhos é um romance policial. E logo no primeiro parágrafo do livro fica-se sabendo quem é o assassino. Como se essa provocação às regras do gênero fosse pequena, poucas linhas abaixo, vem uma segunda ruptura; o assassino é ninguém menos que o investigador Brandão, policial destacado para investigar o caso de um serial killer, matador de prostitutas decadentes. Ao subverter as regras clássicas da literatura policial, o autor português José Prata cria uma divertida paródia do gênero, com um sabor a mais - as deliciosas e por vezes ininteligíveis gírias portuguesas. A trama de Os coxos dançam sozinhos poderia muito bem fazer parte de uma antologia de piadas de português, no melhor gênero de O filho que era a mãe, tradução jocosa que o título do filme Psicose teria recebido quando exibido em Portugal. Para criar o clássico mistério, José Prata lança mão de um intruso que altera deliberadamente as cenas dos crimes cometidos pelo inspetor Brandão. E é a identidade deste segundo criminoso que o inspetor Brandão terá de descobrir. Contar mais seria retirar o prazer da leitura desta saborosa paródia. No entanto, uma informação pode ser dada. Desbocado, mal-humorado e obviamente psicopata, o inspetor Brandão, ao mesmo tempo herói e vilão da história, não nutre nenhuma simpatia por brasileiros e odeia em especial a invasão da grade de programação das emissoras de televisão portuguesas pelas novelas por nós exportadas. A edição brasileira conta ainda com um texto inédito no qual o autor descreve os tortuosos momentos que antecederam o lançamento de Os coxos dançam sozinhos.

-----------

Engraçado, mas não chega a ser realmente bom. Sei lá, Brandão é um cafajeste que mata prostitutas louras e gordas e esconde todas as provas do crime da polícia. Ou seja, ele faz parte da polícia e ele que é o serial killer.Continuando... Até que uma outra pessoa entra em seu caminho e atrapalha todos os planos (Planos? Vida, isso sim!) de Brandão.
Com partes que rendem boas risadas, o livro é até que bem divertido! Mas ele é meio entediante (Para mim, ok? A opinião de vocês pode ser bem diferente.) e quando a história finalmente da um "play" (em torno de 50 páginas antes do final) o final acaba com toda a animação. Concluindo, eu achei o final bem pobrezinho! haha'

Recomendo para todos que gostam de livros policiais ou de comédia. ;*

Avaliação: Regular


0 leitores comentaram:

Postar um comentário

Nós adoramos comentários e saber o que vocês acharam das postagens, mas tem algumas regras:
-O espaço dos comentários é para os leitores, então não venha divulgar o blog por aqui. Se quiser divulgar, mande-nos um e-mail. ;D
-Comente sobre o post em questão.
-Não critique de forma grosseira e nem ofenda as pessoas. Críticas são bem vindas, mas educação, por favor! (Caso isso aconteça o comentário será removido.)
Sendo assim, você pode comentar à vontade! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leitores!

Todos os textos são feitos por nós, não copie sem por os devidos créditos! Plágio é crime!. Tecnologia do Blogger.

Newsletter

Arquivo

Rafa está lendo

Siga-nos