segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Em Chamas-Suzanne Collins

Essa resenha contém spoilers de "Jogos Vorazes". Para conferir a resenha de "Jogos Vorazes" clique AQUI.

Após terem ganhado os Jogos Vorazes, Katniss e Peeta têm uma vida relativamente confortável, não passam fome e têm uma certa liberdade no tão devastado Distrito 12. Porém, Katniss se sente incomodada com isso. Seus costumes tiveram que ser mudados e nem pode ver seu tão amado amigo Gale (lindo, maravilhoso, dono do meu coração).

Aí é que está outro problema: seu romance com Peeta era para ser presente apenas na arena, pois Katniss sabe bem que quem ela quer é outra pessoa. Mas, após uma ameaça do presidente Snow, Peeta e Katniss são obrigados à sustentarem o romance em frente às câmeras da Capital.

Além de todo esse turbilhão na vida da própria Katniss, os outros distritos estão com um sentimento de revolta contra a Capital, e Katniss é agora considerada um exemplo de revolução, e claro que a Capital não está gostando nada disso, o que vai fazê-la tomar medidas drásticas, mesmo que isso signifique mandá-los novamente à arena.

"Porque, às vezes, acontecem coisas com as pessoas com as quais elas não estão preparadas para lidar."
Página 40

Sabe aquele sentimento de realização? É isso que estou sentindo por ter (enfim) conseguido continuar "Jogos Vorazes". "Em Chamas" é tão maravilhoso que algumas cenas me deixavam sem fôlego quando eu me colocava no lugar da Katniss.

O livro não tem muita diferença na questão da narrativa, pois contém o que eu chamo de "Receita Collins", ou seja, o livro é relativamente parado no início, mas depois é ação que não acaba mais.

O que me deixou um pouco perdida é que eu li Jogos Vorazes há mais ou menos dois anos, ou seja, eu não lembrava de alguns detalhes importantes da história e também não lembrava do nome de todos os personagens, por isso me peguei várias vezes pesquisando quem era quem no santo Google. hahaha Mas depois foi tranquilo e eu já consegui me orientar bem.

Os tributos deste livro são extremamente interessantes, e gente, quando vocês conhecerem um lindo chamado Finnick Odair, saibam que aquilo é a sedução em forma de personagem. Nossa! hahaha

Concluindo... O livro é maravilhoso, talvez até melhor que o primeiro. E felizmente, dessa vez, eu vou conseguir assistir o filme depois de ler o livro, o que foi ótimo, pois fiquei livre dos tão indesejados spoilers! "A Esperança" já está me esperando na estante e será uma das minhas próximas leituras, enquanto isso, fiquem no aguardo! hahaha

"Não importa o que eu faça, estarei magoando alguém."
Página 132

------------

Título: Em Chamas
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 416
Avaliação: Ótimo (5/5)

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revoltá é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.
A confusão na cabeça de Katniss não é menor que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos -  transformados em verdadeiros ídolos nacionais -  podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.


3 comentários :

  1. Olá! Td bem?!
    Nossa eu acho que eu sou a única pessoa do planeta que não conseguiu terminar esse livro.
    Talvez seja pq como vc, eu tb li o 1º a mto tempo atrás. Quero ou não a gente se desconecta da história.
    Mas quase cheguei ao fim, e talvez tivesse terminado se o filme já não estivesse quase saindo do cinema. (eu não vejo o filme antes de ler o livro em hipótese alguma, mas como o livro não tava me animando, ai desisti.)
    Agora o 3º... eu realmente não sei. Tenho ele na minha estante mas não to nem um pouco empolgada de pega-lo pra ler. Acabo sempre lendo outro....

    http://lapiselivros.blogspot.com.tr/

    ResponderExcluir
  2. Ainda preciso ler o último. Mas já recebi TODOS os spoilers do mundo sobre o final.
    Também demorei a vencer minha relutância em relação à distopias, nunca acabo as leituras feliz. Na maioria das vezes quero matar o autor <3

    ADOREI! "...quando vocês conhecerem um lindo chamado Finnick Odair, saibam que aquilo é a sedução em forma de personagem. Nossa! hahaha" é bem isso mesmo!

    A Rainha, Ana P. Maia ♛ - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amo amo amo a série!!!!! Já reli a série algumas vezes... mto bom!!
    Bjs, Fernanda D.
    novoromance,com.br

    ResponderExcluir

Nós adoramos comentários e saber o que vocês acharam das postagens, mas tem algumas regras:
-O espaço dos comentários é para os leitores, então não venha divulgar o blog por aqui. Se quiser divulgar, mande-nos um e-mail. ;D
-Comente sobre o post em questão.
-Não critique de forma grosseira e nem ofenda as pessoas. Críticas são bem vindas, mas educação, por favor! (Caso isso aconteça o comentário será removido.)
Sendo assim, você pode comentar à vontade! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leitores!

Todos os textos são feitos por nós, não copie sem por os devidos créditos! Plágio é crime!. Tecnologia do Blogger.

Newsletter

Arquivo

Rafa está lendo

Siga-nos