segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

As Vantagens de Ser Invisível-Stephen Chbosky

Desde a primeira vez que ouvi falar de "As Vantagens de Ser Invisível" eu me encantei com a história. Tanto que eu não sei quantas promoções eu participei para ganhá-lo. Felizmente, fui sorteada e recebi o livros das lindas do Lendo e Comentando, obrigada Amanda e Jéssica! (Entrem lá no blog delas! u.u)

Charlie é um garoto tímido e inocente que está começando o Ensino Médio. Tudo que ele mais quer é "participar" mas, infelizmente, o único amigo que ele consegue logo "de cara" é seu professor, Bill. Que lhe empresta livros fora de horário (preciso de um professor desses! ;p) e lhe cobra sempre trabalhos.

Charlie escreve cartas para alguém que nem nós e nem ele mesmo sabemos quem é. Nas cartas, Charlie relata sua vida que aliás, são elas (as cartas) que compõem o livro.

Até que, em um jogo de futebol, Charlie conhece Sam e Patrick, dois irmãos que são totalmente o oposto dele, ou seja, eles "participam".
Com eles, Charlie faz amigos e tem uma vida social. Vai em festas, bebe, se diverte, faz e acontece! hahahah

O livro envolve vários temas adolescentes como drogas, inclusão social, sexo, amizade, paixonites, conflitos, descobertas... E tudo isso vai sendo narrado por Charlie para seu amigo desconhecido com quem ele se corresponde pelas cartas.

"Sam culpou a televisão. Patrick culpou o governo. Craig culpou a "mídia corporativa". Bob estava no banheiro"

Que sorte eu ter lido esse livro a tempo hein? A tempo para colocá-lo na lista dos melhores livros lidos de 2012. 

Não acho palavras para definir livro tão bem escrito! Uma linguagem fácil e atual, mesmo com o livro sendo narrado entre 1991/92. Retrata muito a vida adolescente da época.,

Charlie escreve as cartas com uma sinceridade fora do comum! E ele relata tudo de uma forma tão convincente e real que chegou me emocionar. Não vejo a hora de ver Logan Lerman interpretando Charlie! *o*

A inocência e ao mesmo tempo a maturidade que esse livro foi escrito realmente me encantou! Charlie, Sam e Patrick me tocaram de uma forma que eu não consigo explicar, pois eles são simplesmente fabulosos. Mas o melhor: esse livro me fez sentir infinita!

-----------

Título: As Vantagens de Ser Invisível
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Nº de Páginas: 224
Avaliação:Ótimo
Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.




2 comentários :

  1. Não sei se é pq eu estava beeem ansiosa para ver o filme, mas acabei me decepcionando com ele =|
    Mas enfim, acho que o livro é beeem melhor (como sempre) e fiquei curiosa para ler após sua resenha :)
    Achei a história bem bonitinha do filme.
    FELIZ ANO NOVO!! :D

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse livro também, mas li em ebook mesmo. Quando li não encontrei para comprar e estava desesperada para ler, mas ainda assim pretendo comprá-lo, justamente por ter gostado tanto! :)

    ResponderExcluir

Nós adoramos comentários e saber o que vocês acharam das postagens, mas tem algumas regras:
-O espaço dos comentários é para os leitores, então não venha divulgar o blog por aqui. Se quiser divulgar, mande-nos um e-mail. ;D
-Comente sobre o post em questão.
-Não critique de forma grosseira e nem ofenda as pessoas. Críticas são bem vindas, mas educação, por favor! (Caso isso aconteça o comentário será removido.)
Sendo assim, você pode comentar à vontade! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leitores!

Todos os textos são feitos por nós, não copie sem por os devidos créditos! Plágio é crime!. Tecnologia do Blogger.

Newsletter

Arquivo

Rafa está lendo

Siga-nos