segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Extraordinário-R.J. Palacio

August Pullman, ou Auggie, nasceu com uma síndrome genética que fazia com que a pessoa que a possuísse tivesse uma deformação facial. Essa deformação fez Auggie passar por várias cirurgias e complicações durante sua vida, por isso, ele nunca foi à uma escola. Sua mãe lhe dava aulas em casa, mas chegou uma hora em que o que sua mãe ensinava não era o suficiente, então, seus pais decidiram colocá-lo no colégio, na turma do quinto ano.
Um aluno novo já é visado por todos em um colégio, então imagina um aluno novo com uma deformação facial? Não seria nada fácil para Auggie começar o ano letivo, por isso sua vontade de ir à escola era equivalente à zero.
Mas, ele acaba entrando assim mesmo...

No livro vemos que crianças podem sim ser muito cruéis, embora aparentam ser uns anjos perto dos adultos. Auggie sofre preconceito desde a sua chegada, pois todos parecem evitá-lo, como se o seu rosto fosse transmissível.

Porém, no decorrer do livro, ele vai mostrando à todos que ele é um menino como outro qualquer, o que o difere dos outros é apenas o seu rosto. Além de ter um ótimo reconhecimento no colégio pela sua inteligência peculiar, ele vai conquistando seus colegas de classe e nos conquistando igualmente.
Enquanto eu lia o livro, eu não o via como um menino "deformado", e sim como um menino qualquer e admirável.
"A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim enxerga dessa forma."
-Página 11
Antes de falar o que eu achei do livro, queria agradecer à minha amiga Ellen que me deu esse livro maravilhoso! Obrigada, foi um presente maravilhoso!

Auggie ganhou meu coração desde a primeira página. Ele é doce, amigável e tem um caráter indiscutivelmente lindo! Ele, como seus pais, é muito bem humorado, embora ele tivesse mil e um motivos para não ser. A simplicidade do livro é a essência que faz ele ser tão maravilhosamente bom!

Um outro ponto positivo é que o livro não é narrado apenas por Auggie, mas também por sua irmã, seus amigos, e etc. É legal e importante ver todos os lados da história, pois acabamos sabendo dos problemas e das reações das pessoas próximas à Auggie, coisas que não teriam como o leitor saber só pelo ponto de vista de Auggie.

Um livro lindo, que nos dá uma lição de vida e que me comoveu. A história de Auggie deveria ser lida por todos: crianças e adultos.

"Extraordinário" é indiscutivelmente um livro extraordinário!

"Não precisamos de olhos para amar, certo?"
-Página 233
-----------

Título: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Avaliação: Ótimo (5/5)

"August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor."
(Skoob)


4 comentários :

  1. Não sei se eu já disse aqui mas o layout novo de vocês está muito legal, curti! Extraordinário é um livro que sempre chamou a minha atenção, quero muito lê-lo, mas quero a nova edição com a capa azul kk Gostei da sua resenha que me deixou ainda mais ansioso para ler essa história :D

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, obrigada pelo elogio do layout, passarei o recado para o Edu, ele ficará muito feliz. Eu te entendo por querer a edição da capa azul, pessoalmente, eu acho ela mais bonita que a primeira edição! Que sorte que minha por minha amiga só ter encontrado essa! hahaha

      Beijos,
      Rafa

      Excluir
  2. Não li esse livro ainda, mas todo mundo fala bem. Num mundo como o nosso onde a aparência conta tanto é difícil para alguém diferente conseguir se enturmar.

    www.entrandonumafria.com.br

    ResponderExcluir
  3. O livro é muito bom!!!!! kkkkk e de nada pelo livro, e lá na livraria só tinha essa edição <33

    ResponderExcluir

Nós adoramos comentários e saber o que vocês acharam das postagens, mas tem algumas regras:
-O espaço dos comentários é para os leitores, então não venha divulgar o blog por aqui. Se quiser divulgar, mande-nos um e-mail. ;D
-Comente sobre o post em questão.
-Não critique de forma grosseira e nem ofenda as pessoas. Críticas são bem vindas, mas educação, por favor! (Caso isso aconteça o comentário será removido.)
Sendo assim, você pode comentar à vontade! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leitores!

Todos os textos são feitos por nós, não copie sem por os devidos créditos! Plágio é crime!. Tecnologia do Blogger.

Newsletter

Arquivo

Rafa está lendo

Siga-nos