terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Os livros ajudam nos estudos? | Entre Férias + Livros

Olá fã de livros, tudo bem? Preparado(a) para o penúltimo post da primeira temporada do Projeto Literário Entre Férias + Livros?

Para quem ainda não conhece, esse projeto une os blogs Eu + Livros e Entre Páginas de Livros e visa auxiliar os estudantes durante as férias com algumas dicas sobre escola, estudos e literatura, principalmente. Nas últimas edições falamos dos materiais que indicamos para você começar bem o ano letivo (clique aqui para ler), de dicas de organização pessoal (clique aqui para ler) e também mostramos 10 dicas para se concentrar nos estudos (clique aqui para ler).


No post de hoje falaremos sobre a influência da leitura de livros em sua vida, principalmente no ambiente escolar, afinal: 


Os livros podem te ajudar na escola? Sim? Não? Como? Por quê? São questões que serão respondidas hoje no Entre Férias + Livros Repórter. (Rafa não pôde resistir em fazer essa brincadeira).

Caíque-Entre Páginas de Livros

“Desde quando tinha 11 anos eu já passava o pouco tempo do recreio dentro da biblioteca da escola escolhendo livros legais para ler, eu pegava para empréstimo obras da Coleção Vagalume, uma edição simples de Os Miseráveis, A Árvore que dava Dinheiro, A droga da obediência e vários outros livros parecidos: sempre curtos e com narrativas que chamavam muito minha atenção. Lia esse livros para ter algo para fazer durante a semana, uma forma de entretenimento. 
Porém, eu não gostava quando a professora mandava a ler clássicos que eu considerava muito chatos e insuportáveis de se ler como Iracema, Vidas Secas, Capitães de Areia… Contudo, mesmo não gostando de ler livros assim eu conseguia ler sem muita dificuldade já que eu já praticava o hábito da leitura, que não era algo estranho pra mim. É como um pré-requisito que eu já possuía, que me preparava para ler outras obras mais complicadas e menos interessantes para mim. Lembro que meus amigos detestavam, não liam e, por mais que não gostasse também, eu não reclamava tanto.
Outro ponto que meu hábito de leitura me ajudou muito foi para escrever. Na verdade eu odiava escrever, mas a cada novo livro que lia eu passava a gostar da escrita, a praticar timidamente as vezes até chegar em um ponto em que o ódio se transformou em amor. Começar um texto nunca foi tarefa difícil para mim, muito menos termila-lo. Ao escrever me empolgo (você deve perceber), me desligo do mundo e me concentro nessa atividade que já me rendeu premiações em concursos de redação, melhores notas em trabalhos na escola, 880 pontos na redação quando fiz ENEM e nota máxima em meu trabalho escrito na disciplina administração em meu primeiro semestre na faculdade, que ficou com mais de 40 páginas de texto explicando o tema. Sim, eu achei super divertido fazer tudo isso! kkk
Eu contei essas histórias mas também não posso esquecer que os livros foram protagonistas em minha capacidade de interpretação de textos, ao aprender termos e palavras novas e ao entender várias coisas de português com facilidade. Não tenho palavras para dizer o quanto os livros foram peças importantes em minha vida, assim como o blog Entre Páginas de Livros. Ambos me ensinaram muitas coisas valiosas.”

Rafa-Eu + Livros

"Eu sempre gostei de ler. Antes mesmo de saber ler de fato, eu já gostava. Aprendi muito cedo, antes dos quatro anos e adorava os gibis da Turma da Mônica. Por saber ler fluentemente desde muito pequena, na pré-escola isso já me fazia um diferencial como aluna. Aos sete anos, na primeira série, enquanto a maioria meus colegas ainda estavam aprendendo à juntar as sílabas, eu já estava com meu exemplar de “Harry Potter e o Cálice de Fogo” esperando para ser lido.
Minha facilidade era diretamente em Português: logo eu já não trocava L por U, “mas” por “mais” e sabia onde usar “RR” e “SS”. Enquanto o tempo foi passando e as matérias aumentando, pude ver que tinha mais facilidade em fazer resumos, textos, interpretações e como a leitura me ajudava também em outras matérias, por exemplo em História, onde eu conseguia absorver o conteúdo mais rapidamente. Com 11 anos isso só aumentou: eu já havia lido toda a coleção Harry Potter, tinha conhecido o Skoob e também os blogs literários. (De fato, uma história de amor melhor que Crepúsculo! :P)
O que eu quero dizer que, ao ler, você não vai ser tornar o melhor aluno da classe apenas por fazer isso, mas isso pode te ajudar. Se você for um leitor, notará que fazer textos será mais fácil, cometer erros de gramática será algo não tão comum, você terá mais facilidade em absorver diferentes conteúdos e até mesmo ler aquele livro super chato de mil novecentos e bolinha. Caso você tenha na sua mente que “ler é coisa de gente velha”, lamento lhe dizer, mas você está errado! Existem muitos livros ótimos para serem lidos, é só saber escolher. Se você acrescentar tudo isso com muita dedicação nos estudos, você tem grandes chances de se dar bem em provas, redações, trabalhos, interpretações de texto… não há uma receita, mas algumas coisas você simplesmente consegue fazer por si mesmo. ^^"



Espero que tenham gostado e nós adoraríamos se vocês nos contassem as histórias de vocês com os livros ali nos comentários. Nós vamos amar se vocês fizerem isso!

No próximo post...
Confira dicas para se sair bem ao escrever textos e redações. Fique ligado nos blogs Entre Páginas de Livros e Eu + Livros! ;D
Nos vemos no próximo post!


0 leitores comentaram:

Postar um comentário

Nós adoramos comentários e saber o que vocês acharam das postagens, mas tem algumas regras:
-O espaço dos comentários é para os leitores, então não venha divulgar o blog por aqui. Se quiser divulgar, mande-nos um e-mail. ;D
-Comente sobre o post em questão.
-Não critique de forma grosseira e nem ofenda as pessoas. Críticas são bem vindas, mas educação, por favor! (Caso isso aconteça o comentário será removido.)
Sendo assim, você pode comentar à vontade! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leitores!

Todos os textos são feitos por nós, não copie sem por os devidos créditos! Plágio é crime!. Tecnologia do Blogger.

Arquivo

Rafa está lendo

Siga-nos