sexta-feira, 24 de abril de 2015

Pausa pro Café: Preconceito Literário

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vou falar sobre um assunto muito recorrente em nosso meio literário: o preconceito entre gêneros. As seguintes frases você provavelmente já viu ou ouviu por aí: "Aquele livro? É modinha pura!" "Eu gosto de literatura de verdade!" "Como você pode gostar daquele lixo de livro? Nossa, que ridículo!"

Claro que há muitas outras frases clássicas, e, muitas vezes, elas são ditas pelas pessoas que conhecemos como "metidos à cultos", que só porque leram livros clássicos ou mais complexos se acham no direito de menosprezar os livros e leitores de livros mais atuais. Isso também acontece no outro lado da força: já vi muita gente que lê YA menosprezar e dizer que os livros antigos são um completo lixo, muitas vezes sem ter lido nem a orelha do livro.

Há livros em si que sofrem um preconceito danado por conta de suas histórias. Provavelmente o mais atingido deles é a Saga Crepúsculo, que ganha o desprezo de boa parte da população. Uma coisa que precisamos ver é que é um livro para ADOLESCENTES. Eu não gostei muito, mas e daí? Alguém pode ter gostado e nem por isso eu vou chegar para o fã agredindo-o e ridicularizando o livro. Se ela gostou, ok. Pronto, acabou.

Temos que parar para pensar que muitos desses livros "bobinhos" e mais leves são para um público mais novo e menos experiente que pode, por meio destes livros, buscar outras obras e ir aumentando aos poucos sua bagagem literária.

Uma coisa é você dar a sua opinião sobre determinada obra com argumentos, outra é você simplesmente sair agredindo todo mundo defendendo o seu "bom gosto" e a "literatura de verdade". É agora lhe pergunto: o bom gosto é realmente o que você gosta? A literatura "de verdade" é só o que você lê?

Agora eu quero saber a opinião de vocês! Concordam comigo? O que vocês acham do preconceito literário? Coloquem nos comentários que eu irei ler todos! :D

Lembrando que eu não fiz este post com o intuito de ofender ninguém. Estou apenas demonstrando a minha opinião sobre um assunto que é bastante presente em nosso meio literário. (:

Abraços!!



Um comentário :

  1. Olá Rafa!

    Acho esse tema um pouco difícil de debater, não devemos ter preconceito, mas tem alguns livros que, infelizmente, são prejudiciais. Acho que em alguns casos deveria existir uma classificação de idade ou pelo menos um aviso sobre conteúdo. Já em relação a livros clássicos e atuais a discussão será eterna, devemos respeitar a diferença e aceitar que os livros de hoje são tão literários quanto os livros antigos.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir

Nós adoramos comentários e saber o que vocês acharam das postagens, mas tem algumas regras:
-O espaço dos comentários é para os leitores, então não venha divulgar o blog por aqui. Se quiser divulgar, mande-nos um e-mail. ;D
-Comente sobre o post em questão.
-Não critique de forma grosseira e nem ofenda as pessoas. Críticas são bem vindas, mas educação, por favor! (Caso isso aconteça o comentário será removido.)
Sendo assim, você pode comentar à vontade! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leitores!

Todos os textos são feitos por nós, não copie sem por os devidos créditos! Plágio é crime!. Tecnologia do Blogger.

Arquivo

Rafa está lendo

Siga-nos